Como se preparar para o eSocial

Como se preparar para o eSocial

Saiba como se preparar para o eSocial!

A adequação do eSocial se tornou obrigatória para todas as empresas. Aquelas que descumprirem o envio de informações por meio do eSocial estarão sujeitas a aplicação de penalidades e multa. Por isso, é importante entender quais são os primeiros passos para integrar a sua empresa no eSocial.

Essa novidade envolve diversas áreas de uma empresa, entre elas: recursos humanos, tecnologia, fiscal, contábil, logística, folha de pagamento, medicina do trabalho, segurança do trabalho, wntre outras. Sendo de suma importância que a própria direção da empresa entenda o impacto da mudança e incentive que os responsáveis das diversas áreas se envolvam.

Saiba quais são os primeiros passos para adequar a sua empresa ao eSocial:

1 – Validação cadastral da empresa

Sendo o primeiro e mais básico passo, o responsável deverá importar um arquivo TXT no portal do eSocial com dados dos colaboradores como nome, CPF, data de nascimento e número de PIS. Em até 48 horas o responsável receberá um arquivo de retorno pelo portal do eSocial, com o resultado do confronto desses dados com os órgãos da CEF, Previdência Social, MTE e Receita Federal. Em caso de acusação de divergências, é recomendável a rápida regularização, para não haver conflitos no momento que iniciar o uso do e-Social.

2 – Laudos médicos com os códigos do eSocial

Nesta etapa consiste em providenciar os devidos laudos médicos no formato codificado conforme layout do e-Social. Essas codificações devem ser fornecidas pelas empresas de medicina ocupacional, relativas ao PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientes), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), dentre outros que variam conforme as atividades e o grau de risco de cada negócio. Importante ressaltar que o e-Social não permite inserir os detalhes dos laudos, mas sim apenas codificações.

3 – Detalhar a função de cada trabalhador

Além de indicar o cargo do trabalhador, como auxiliar de escritório, gerente ou supervisor, por exemplo, é preciso também resumir quais são as funções reais que o ocupante daquele cargo realiza em seu dia a dia.

Fique atento também ao PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, que também deve ser fornecido ao sistema.

4 – Informar processos administrativos ou judiciais

Se a empresa sofre algum processo administrativo ou judicial na esfera trabalhista, isso precisará ser informado no eSocial com uma codificação específica. Portanto, informe-se com o seu setor jurídico como isso deverá ser relatado no sistema.

5 – Informar vínculos empregatícios do colaborador e temporários

Se, mesmo que eventualmente, algum colaborador possuir outro vínculo empregatício, além do desempenhado na sua empresa, isso deverá estar computado no sistema. No caso dos empregados temporários, é necessário alimentar o eSocial com alguns dados como: CNPJ, razão social, dados dos trabalhadores vinculados ao emprego temporário, local de trabalho, carga horária e filiação sindical, dentre outros.

Além disso, a empresa precisa informar se esse trabalhador temporário está lá para atender uma necessidade transitória de substituição de pessoal ou se está havendo um acréscimo extraordinário de serviço.

Diante desse cenário, as empresas precisam se atentar e se adaptar, pois o eSocial é um sistema que trouxe uma série de mudanças radicais, centralizando todos os dados e obrigando as empresas a manterem suas informações corretas, sem qualquer tipo de erro.

Além disso, a aquisição de um sistema integrado com o eSocial poderá ajudar –e muito no controle de informações, auxiliando para que nenhum detalhe fique esquecido. Tendo como foco o controle das informações e prevenção, o GESTORH oferece Gestão em Treinamentos, Gestão em Segurança do Trabalho – EHS, Gestão em Saúde e Exames Ocupacionais, entre outros, estabelecendo uma comunicação direta para transmissão de informação ao eSocial. Entre em contato conosco para poder conhecê-lo melhor!

Se você tem mais alguma dúvida sobre o eSocial ou deseja uma consultoria, fique à vontade para entrar em contato conosco!
Nosso e-mail: treinamento@grupogestorvida.com.br
Telefone: (31) 3617-8033