Normas Regulamentadoras e o eSocial: entenda por que a sua empresa precisa deles

Normas-Regulamentadoras-e-o-eSocial

Entenda por que a sua empresa precisa dos treinamentos e o que são as Normas Regulamentadoras exigidas pelo eSocial

O treinamento é, independentemente da área da empresa, um investimento, e não um gasto, como muitos gostam de acreditar. O treinamento é importante para garantir a segurança e a capacitação dos trabalhadores da empresa e sempre foi obrigatório. A diferença é que antes o governo não conseguia fiscalizar, mas agora, com a chegada do eSocial, tudo muda.

O eSocial não é um sistema qualquer que apenas guarda os dados para a consulta do governo e demais órgãos. É uma plataforma inteligente que consegue cruzar os dados e identificar possíveis incoerências, além também, de gerar multas automaticamente. Entenda mais sobre o sistema e como se preparar para a sua implantação.

Ou seja: O eSocial, na Segurança e Saúde no Trabalho, também exigirá e facilitará a fiscalização dos treinamentos obrigatórios!

A maior parte desses treinamentos deve ser ministrada aos empregados antes do início de suas atividades na empresa. Por isso, devem ser informados junto com o cadastramento inicial do vínculo. No eSocial, será exigido detalhes de “Treinamentos e Capacitações”, como:

Data de início do treinamento/capacitação;
Duração do treinamento/capacitação em horas;
Modalidade do treinamento/capacitação e, também, se é periódico, reciclagem etc..

Quais treinamentos são esses?

Os treinamentos obrigatórios na Segurança e Saúde no Trabalho podem ser divididos em Treinamentos Gerais e Específicos.

Os Treinamentos Gerais, ou seja, aqueles que encontramos nas empresas independente do setor econômico específico, são, por exemplo:
NR-5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
NR-6 – Equipamento de Proteção Individual – EPI
NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
NR-23 – Proteção Contra Incêndios

Já os Treinamentos Específicos existem para atender setores econômicos específicos, em atividades que possuem riscos específicos. Alguns exemplos de Treinamentos Específicos:
NR-35 – Segurança no Trabalho em Altura
NR-33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados
NR-20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

Você pode consultar quais são as NR’s (ou seja, Normas Regulamentadoras) existentes através do site do Ministério do Trabalho, clicando aqui.

Ainda não ficou convencido? Veja alguns dos principais benefícios das NR’s aos empregadores:
1- Um empregador que respeita as normas está automaticamente cuidando do bem-estar dos seus colaboradores, já que as NR’s têm como foco manter a saúde dos funcionários em dia e evitar acidentes no ambiente de trabalho.
2- Evita os riscos de processos trabalhistas. Imagina a dor de cabeça: além de arcar com as custas de um processo trabalhista, com a indenização, o empregador terá que arcar com a multa pela não adequação às normas regulamentadoras.
3- Ambiente de trabalho saudável. Afinal, ao adequar-se às normas regulamentadoras, você cuida do bem-estar dos seus colaboradores. Com isso, diminui o número de doenças ocupacionais, o que favorece um ambiente mais agradável de trabalhar.

O Grupo Gestor Vida possui uma equipe altamente capacitada para ministrar treinamentos e capacitações! Entre em contato conosco para fazer um orçamento para a Norma Regulamentadora que a sua empresa precisa!

Se você precisa de ajuda para a elaboração de programas legais, o Grupo Gestor Vida também pode te ajudar!

Nosso e-mail: treinamento@grupogestorvida.com.br
Telefone: (31) 3617-8033

Entenda mais sobre como se preparar para o eSocial através do nosso blog!

2 comentários em “Normas Regulamentadoras e o eSocial: entenda por que a sua empresa precisa deles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *